Uma nova frente avança e promete mudanças bruscas no tempo nos próximos dias no Paraná. A partir de domingo (22), o deslocamento de um novo sistema pelo Sul do país trará chuvas intensas, que devem se intensificar na madrugada de segunda-feira (23). Já entre terça (24) e quarta-feira (25), a previsão é de temperaturas negativas em várias regiões do Estado, com possibilidade de geadas amplas.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a semana começa com temporais em áreas de divisa com o Mato Grosso do Sul. No domingo, a formação de tempestades nessas regiões sinaliza a chegada da frente fria, que avança pelo Paraná ao longo da madrugada e manhã de segunda-feira, provocando chuvas, ventos e descargas elétricas especialmente no Leste, Centro-Sul e Norte do Estado.

Queda brusca de temperatura

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, na terça-feira o avanço de uma massa de ar polar de origem continental provocará uma queda acentuada nas temperaturas. Até mesmo o Litoral e o extremo Norte do Paraná devem registrar frio intenso.

Serviço Alerta Geada

Para acompanhar a intensidade e as áreas atingidas pela geada, o Simepar recomenda o uso do serviço Alerta Geada, desenvolvido em parceria com o IDR-Paraná. O sistema está disponível gratuitamente no site www.simepar.br e emite alertas com até 72 horas de antecedência, contribuindo com a proteção das lavouras e a prevenção de prejuízos no campo.

Acumulados de chuva

Os primeiros reflexos da frente fria que já atingiu o Estado nesta semana foram registrados principalmente no Sudoeste. Na quinta-feira (19), Foz do Iguaçu teve 33,8 mm de chuva, enquanto Francisco Beltrão marcou 33 mm e Palmas, 30,4 mm. Marmeleiro e Capanema tiveram cerca de 24 mm, enquanto Pinhão foi destaque na sexta-feira, com 22,4 mm acumulados até as 15h30.

No sábado (21), a tendência é de chuva fraca apenas nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste. A partir de domingo, o cenário muda com a chegada da nova frente fria.

Com informações da AEN/PR