A Nova Ferroeste deve tirar a passagem de trens de dentro da cidade de Curitiba. A afirmação é do coordenador do Plano Ferroviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes. Ele deu entrevista nesta terça-feira a rádio CBN Cascavel. Segundo ele, um dos objetivos da Ferroeste é melhorar o trânsito de Curitiba.

Entre os dias 16 e 27 de maio acontecem sete audiências públicas da Nova Ferroeste, que vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná. Elas foram solicitadas pelo Ibama e publicadas no Diário Oficial da União. O município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, dá início aos encontros com a sociedade, nos quais vão ser discutidos pontos importantes do projeto, seguido por Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati, todas no Paraná. A expectativa é que as obras da Ferroeste comecem em 2025.

A Nova Ferroeste vai percorrer 49 municípios, sendo oito no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. Segundo o coordenador do Plano Ferroviário do Paraná é preciso aproveitar a vantagem geográfica do Paraná.

Este será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do País, projeto pensado para o desenvolvimento econômico do Estado. Entre os conteúdos abordados estão os resultados do Estudo de Impacto Ambiental, com mais de três mil páginas.