A partir desta quarta-feira, 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em um novo formato. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno” e vai cumprir determinações legais. À CBN Curitiba, Larson Orlando, coordenador de habilitação do Detran-PR, explicou que as mudanças vão além do visual.

Uma lacuna presente na atual carteira de habilitação é a ausência de informações para uso e reconhecimento internacional. Segundo Celson Mariano, especialista em trânsito, a nova configuração da CNH deve facilitar para quem for dirigir no exterior.

A substituição da CNH não é obrigatória e será implementada de forma gradual para novas habilitações e nos períodos de renovação para quem já é habilitado. O documento vai ser disponibilizado nas versões impressa e digital, como explica o coordenador de habilitação do Detran-PR.

Junto com a nova CNH, o Detran também vai voltar a confeccionar a placa preta para automóveis com mais de 80% de originalidade. A medida atende pedidos da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e deve ser aplicada nos modelos Mercosul. No entanto, a validade deste tipo de identificação serve apenas para território nacional.