O Ministério da Saúde incluiu a varíola dos macacos na lista das doenças com notificações obrigatórias.

Isso significa que os registros de varíola dos macacos nas redes pública e privada de todo o território nacional devem ser comunicados ao governo federal. A regra já estava sendo colocada em prática aqui na capital nos estabelecimentos de saúde.

Os sintomas que podem indicar a contaminação são semelhantes aos de uma gripe no início. Febre, dor de cabeça, dores musculares e cansaço aparecem nos relatos dos pacientes contaminados pelo vírus Monkeypox, causador da varíola dos macacos. A médica infectologista Marta Fragoso explica que as lesões na pele, que aparecem nas regiões da boca e das partes íntimas, são bastante dolorosas e demoram para cicatrizar.

Uma portaria do Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação dos casos em todo o território nacional, medida que já estava sendo colocada em prática aqui na capital, segundo Marta.

A notificação deve permitir um controle maior sobre os casos, conforme detalha a infectologista.

No Paraná o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, confirmou mais 38 casos de varíola dos macacos e as investigações seguem em outros 180 casos suspeitos. As notificações foram registradas em 16 cidades paranaenses. Curitiba aparece com a maior quantidade de casos, até agora são 110.