O deputado federal que irá ocupar o cargo de Deltan Dallagnol (Podemos), Itamar Paim (PL), afirmou que pretende manter as mesmas pautas do parlamentar cassado pelo Tribunal Superior ELeitoral na terça-feira (17). Dallagnol é ex-procurador do Ministério Público Federal e teve o mandato cassado por decisão unânime dos magistrados.

Em entrevista à CBN Curitiba, o novo deputado indicou que irá manter a mesma postura de oposição ao Governo Federal adotada pelo parlamentar demitido. O ingressante no Legislativo ponderou que o partido no qual é filiado mantém as mesmas posturas de Dallagnol e, por isso, não irá modificar a postura em Brasília.

O parlamentar, que é pastor de uma igreja evangélica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e que teve 47 mil votos nas eleições de 2022, disse que ainda não recebeu notificação oficial do Tribunal Regional Eleitoral para assumir o cargo e acredita que pode assumir na semana que vem.

Na medida que cassou Dallagnol, os ministros consideraram que o ex-procurador cometeu irregularidade ao pedir demissão do cargo para se tornar deputado. O deputado foi eleito por 344 mil votos, sendo o mais votado no Paraná nas eleições de 2022.

O ministro-relator do caso, Benedito Gonçalves, disse que Dallagnol fraudou a Lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração do Ministério Público Federal cerca de 11 meses antes das eleições. Na época, ele ainda enfrentava processos internos na procuradoria que poderiam levar à sua demissão e à sua inelegibilidade.