O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian mostra que o mês de novembro deste ano teve o pior cenário de negativação desde 2016, início da série histórica do índice. Foram registrados 6,3 milhões negócios no vermelho no Brasil, sendo pouco mais de um milhão no Sul.
O Paraná, junto com Santa Catarina bateram recorde de negócios com contas a pagar vencidas e o Rio Grande do Sul teve o maior número anual. No Paraná quase 409 mil empresas estão inadimplentes segundo levantamento da Serasa Experian. É o quarto estado com maior número, somente atrás de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
De acordo com o economista-chefe da Serasa, Luiz Rabi, os dados seguem negativos por conta da alta das taxas de juros e a inadimplência dos consumidores.
A realidade não deve ser alterada a curto prazo. Por, pelo menos, mais seis meses as finanças das empresas ainda devem ficar instáveis.
Já a inadimplência dos consumidores deve ser agravada no início do próximo ano, por conta das despesas extras de janeiro.
Ainda de acordo com o indicador, a quantidade de dívidas e o valor acumulado das empresas em todo o Brasil também registraram recordes históricos. Foram 45 milhões de débitos negativados no período, totalizando R$ 108 bilhões. Cada CPNJ no vermelho tinha cerca de 7 dívidas a pagar.