Já comprou o presente de Dia dos Pais?
Uma sondagem feita pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR revela que 53,9% dos paranaenses vão presentear os pais neste ano, redução de 6,9 pontos percentuais em relação a 2022. Entre quem não irá presentear, o principal motivo é o pai ser ausente ou falecido, com 71,7% das justificativas.
Outro motivo para não comprar presente nesta data é pelo pai morar longe, com 15,8% ou por não comemorar a data, com 6,8%. A situação financeira ou o desemprego representa apenas 2,3% dos empecilhos para não presentear.
Quem vai presentear este ano pretende gastar mais, o que elevou o tíquete médio em 1,8%, passando de R$ 135,16 em 2022 para R$ 137,62. De modo geral, com 37,9%, os presentes devem custar até R$ 100,00. Os filhos que comprarão recordações na faixa de R$ 151,00 a R$ 200,00 somam 24,3% e os que vão gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00 são 22,3%. Os que vão desembolsar mais de R$ 200,00 representam 15,5%.
A movimentação de compra de presentes para o Dia dos Pais está animando os comerciantes. O joalheiro, Camilo Turmina, conta que a procura maior é por relógios, mas históricamente os filhos não costumam gastar muito na data. Aproveitou pra dar uma dica pras filhas.
Juliana Treis, sócia-proprietária de uma loja de chás de Curitiba conta que a marca lançou produtos específicos para os pais, com aposta na melhor experiência para o cliente. Monta kits com as infusões, acessórios e até comidinhas.
Mas, um alerta sobre a forma de pagamento. O economista Lucas Dezordi afirma que grande parte do endividamento da população se dá por conta do uso do cartão de crédito. Neste Dia dos Pais é preciso comprar o presente com consciência.
Não pagar a conta do cartão ou parcelar a fatura pode gerar juros e uma imensa bola de neve.
A pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR mostra ainda que, ao contrário do que se possa pensar, preço não é a prioridade na hora de presentear. A qualidade do produto vem em primeiro lugar, com 33,3%, seguido pelo bom atendimento do vendedor, com 23,2%.A qualidade no atendimento em vendas vem se destacando a cada ano, passando de 11,6% em 2021, para 14,8% em 2022 e atingindo 23,2% em 2023, o que traz um alerta para as empresas investirem em cursos e treinamentos para qualificar suas equipes.
Descontos e promoções são fatores de decisão para apenas 16,7% dos consumidores e preço baixo influencia 14,7%.
Ainda que o preço não seja tão relevante, os filhos pesquisam preço, e bastante: 70% dos paranaenses ouvidos consultam valores previamente, sobretudo pela internet, que concentra 39,1% das pesquisas.