Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar cumpre quase 40 mandados de prisão e de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (28) contra uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. As ordens judiciais são cumpridas em Matinhos e Pontal do Paraná, no litoral do estado, e também nas cidades de São José dos Pinhais, Pontal do Paraná, Quatro Barras e Piraquara, na região metropolitana.
São 33 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva. A operação tem como objetivo desmontar uma rede de distribuição de drogas em Matinhos e outras localidades, especialmente no período do Carnaval, quando há aumento na movimentação de drogas no litoral de acordo com a Polícia Civil.
As investigações apontaram que a organização criminosa tem estrutura hierárquica bem definida, com forte comunicação entre os traficantes, uso de linguagens cifradas, codinomes e registros fotográficos e em vídeo de drogas, armas e movimentações suspeitas. O grupo contaria até mesmo suporte jurídico estratégico para tentar obstruir a atuação policial.
Ainda segundo as informações da Polícia Civil, esta ação é desdobramento de outra operação, realizada em dezembro passado a partir da qual foram identificados novos suspeitos e conexões da quadrilha, que atua de forma violenta para o controle do tráfico na região. A operação desta sexta-feira mobiliza um efetivo de 150 policiais, com o apoio de cães de faro da Polícia Civil e da Polícia Militar, além do suporte aéreo de helicópteros para monitoramento e ações táticas.
*Com informações da Polícia Civil do Paraná








