Durante o período de Carnaval as denúncias do trabalho infantil chega a registrar aumento de 38%, de acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Crimes de violações de direitos em áreas como abusos e trabalho infantil registram juntos alta de até 20%. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181.

No Brasil, o trabalho é proibido para menores de 16 anos, com exceção quando o adolescente é aprendiz, podendo neste caso, trabalhar a partir dos 14 anos de idade. Dos 16 aos 18 anos, jovens e adolescentes podem trabalhar se não estiverem expostos a insalubridade, trabalho noturno, ou qualquer atividade que possa prejudicar seu desempenho escolar.

Quando passam por situações de abuso, as crianças e adolescentes começam a presentar mudanças de comportamentos. É preciso ficar atentos a alguns sinais:

– Não querer ficar perto de alguém;

– Apresentar reações de medo;

– Ficar triste e distante dos familiares;

– Mudanças bruscas de comportamento, quando criança se torna mais agressiva ou quieta e triste;

– Regressão de comportamento, como voltar a usar fraldas, fazer xixi na cama e crises de choro;

– Comportamento sexualizado e inadequado para a idade.

Ao verificar alguma situação de violação de direitos, a população pode denunciar por meio do 181 disque denúncia e o site www.181.pr.gov.br e toda denúncia é anônima.