Neste sábado (17) e domingo (18) tem música, arte e gastronomia na 6ª edição do Curitiba Jazz Festival que, pela primeira vez, acontece na Pedreira Paulo Leminski. A entrada é gratuita, com programação neste sábado (17) a partir das 11 horas e no domingo (18), das 10 horas às 20 horas. A capacidade de público é limitada, por isso a recomendação é chegar cedo ao local.

Uma das principais atrações desta edição é o retorno do músico e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, com apresentação prevista para domingo às 14 horas. O alagoano, de 86 anos, é conhecido em todo o mundo por experimentar sons inusitados, mesclando ritmos regionais como o forró e o baião com o jazz americano. Participou de inúmeros festivais internacionais e, em 2018, ganhou o Grammy de Melhor Disco de Jazz Latino.

Outra atração é o compositor e instrumentista Filó Machado que pela segunda vez sobe ao palco do Curitiba Jazz Festival. Ele já esteve na edição de 2019, e é um dos principais nomes da música instrumental brasileira. Sua carreira tem projeção internacional, com muitos trabalhos no exterior e foi reconhecido como melhor autor/compositor pelo Prêmio Profissionais da Música de 2017.

Quem também se apresenta no palco do Curitiba Jazz Festival é a percussionista e baterista Simone Sou, ao lado de Oleg Fateev, acordeonista da Moldávia. A música instrumental dos artistas mistura arranjos eslavos e brasileiros em uma combinação única de sons.

A banda ‘Francisco, El Hombre’, formada pelos irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugate também é presença confirmada no evento. Misturando estilos da música latino-americana, o grupo foi indicado em 2017 ao Grammy Latino como melhor canção em língua portuguesa, pela música “Triste, Louca ou Má”.

E o Curitiba Jazz Festival também tem curitibanos no palco, como por exemplo o rapper Mano Cappu e a banda Mulamba. Formada somente por mulheres, a banda é conhecida por canções que falam do empoderamento feminino, combate à violência contra a mulher e ao machismo e sobre a igualdade de gênero, entre outros temas sociais.

Atrações para toda a família
Com programação durante todo o dia e à noite, o Curitiba Jazz Festival traz opções de cultura e lazer para toda a família, para curtir as atrações ao ar livre, inclusive com uma área kids para os pequenos se divertirem. “Nesta edição buscamos inovar, levando o festival a um local maior, próprio para grandes eventos, para que todos possam aproveitar as apresentações, com música de qualidade em um ambiente seguro e cercado pela natureza”, afirma Fredy Ferreira, um dos organizadores do evento.
E para atender a todos os gostos, a feira gastronômica do Curitiba Jazz Festival traz opções variadas, com hamburguer, churrasco, comida vegana, fish and chips, pizza, comidas de rua e muito mais, além de bebidas como vinhos, drinks e cervejas da Maniacs e Brooklyn Brewery.

Assim como ocorreu em outras edições, o festival reúne marcas autorais nos segmentos de moda, decoração, sustentabilidade e produtos naturais no Bazar de Economia Criativa. “O festival tem essa característica de ser uma vitrine para os produtos autorais da nossa região e tem se tornado um evento que valoriza a diversidade ao longo dos anos. Os produtos que estarão em exposição passaram por uma curadoria e ainda teremos uma feira de vinil no local”, destaca Valdemir Krause Junior, um dos organizadores do evento.

O Curitiba Jazz Festival faz parte do calendário oficial de eventos de Curitiba e já recebeu artistas renomados da cena musical nacional e internacional, como por exemplo, Flora Purim, Raul de Souza, Airto Moreira, Guinga, Bixiga 70 e Rosa Armorial.

O produtor do evento, Fred Ferreira, falou à CBN; ouça:

Serviço: 6ª edição do Curitiba Jazz Festival
Data: 17 e 18 de dezembro
Local: Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 970 – Abranches)
Horário: Sábado – das 13h à 01h / Domingo – das 10h às 20h
Ingressos: entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço
Classificação: livre

Programação Musical:
Sábado (17) – das 11 horas à 01 hora de domingo
Palco Curitiba Jazz Festival
13h – Priscila Nogueira, Jeff Sabbag e Markus Jaste
15h – Klüber
17h – Francisco, el Hombre
19h30 – Filó Machado Trio
21h30 – Mulamba
Palco Jazz and Beats
12h – Morenno Mongelos
16h – Noe Carvalho
18h30 – Marinonio Trio
20h30 – Vane Mrqs
22h45 – Morenno Mongelos

Domingo (18) – das 10 horas às 20 horas
Palco Curitiba Jazz Festival
11h – André Ribas
14h – Hermeto Pascoal
16h30 – Raíssa Fayet
18h30 – Marília Giller
Palco Jazz and Beats
15h30 – Simone Sou e Oleg Fateev
17h20 – Mano Cappu

Redação com Assessoria