Até esta semana, 27 ocorrências levaram ao bloqueio do tráfego em ao menos um dos sentidos, por algumas horas ou mesmo dias na BR-277 este ano, entre São José dos Pinhais e Paranaguá. Nestas ocorrências foram acionados o serviço de guincho pesado 15 vezes e o de guincho leve 5 vezes. O levantamento é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

No caso da BR 376, sentido litoral de Santa Catarina, foi bloqueada pela primeira vez em 28 de novembro do ano passado, quando uma barreira deslizou e atingiu 16 veículos. Foram 10 dias de interdição até a liberação de duas faixas da BR-376.

No fim do ano passado, em 20 de dezembro, o km 669 voltou a ser totalmente fechado para tráfego por conta das chuvas. No dia 19 de janeiro, 2 de fevereiro, bloqueada preventivamente por conta do alto volume de chuva no local. E em 17 de abril deste ano ficou bloqueada por 12 horas.

O policial rodoviário federal, Maciel Junior, afirma que há um monitoramento constante para a tomada de decisões de interdição. Algo que é feito em conjunto com a concessionária responsável pelo trecho.

Ele lembra que, dependendo do caso, a liberação não acontece de forma rápida, porque são necessários estudos técnicos.

Maciel Junior orienta consultar as condições da rodovia antes de sair de casa.

E para o motorista que está na estrada e foi pego de surpresa com uma interdição? O que fazer?