A convocação acontece de forma escalonada, conforme reposição e disponibilidade de doses, segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Os primeiros a serem chamados para iniciar a vacinação nesta sexta-feira (11), são as pessoas nascidas até 1983, que têm 39 anos ou que completam essa idade até o fim do ano. A única observação é que só pode tomar a 2ª dose de reforço, ou 4ª dose, quem já tenha tomado a 3ª dose há, pelo menos, 120 dias.
A secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, explicou que a partir da análise do Governo do Estado foi liberada a imunização de pessoas com menos de 40 anos.
Os novos convocados começaram a receber mensagens pelo Aplicativo Saúde Já Curitiba, nesta quinta-feira (10). Segundo a secretaria, quem não puder comparecer nesta sexta-feira (11), pode fazer repescagem, que acontece de forma contínua nas unidades de saúde, exceto na próxima segunda (14) e terça-feira (15), em razão do feriado da Proclamação da República.
Beatriz Battistella afirmou que houve aumento significativo no número de casos, que pode ser causado pela nova subvariante da Ômicron, que já circula no país.
A secretária de Saúde voltou a pedir para as pessoas, que não completaram o esquema vacinal, compareçam aos postos de saúde.
Lembrando que a vacinação é oferecida em 106 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Na Região Metropolitana de Curitiba, alguns municípios já organizam cronograma para aplicação do 2º reforço, para pessoas com 30 anos ou mais, a partir da próxima semana. Esse é o caso de Campo Largo, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais e Colombo.
Já os municípios de Fazenda Rio Grande, Pinhais e Piraquara anunciaram a imunização de pessoas com 18 anos ou mais, com o 2º reforço, antes mesmo da decisão divulgada nesta quinta-feira (10), pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.
Outra informação importante é para quem teve Covid-19. Essas pessoas devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. Já no caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo restabelecimento.