Após a confirmação do primeiro caso de monkeypox, conhecido como varíola dos macacos, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) ressaltou que não há motivo para preocupação e que os agentes de saúde estão preparados para fazer os atendimentos necessários.

Em entrevista à CBN Curitiba, na manhã desta segunda-feira (4), o secretário de Saúde do Paraná, César Neves, voltou a dizer que não há nenhuma comparação entre a varíola e a Covid-19.

O secretário disse ainda que não há a menor possibilidade de o Paraná passar por uma pandemia da varíola dos macacos, como acontece com o novo coronavírus.

 

César Neves também ressaltou que ainda existem dois casos em investigação de moradores de Londrina e Cascavel, nas regiões norte e oeste do Paraná.

Ele lembrou ainda que o formato de transmissão da varíola dos macacos se dá de forma quase íntima, pois, depende muito do contato com a pessoa infectada.

 

No entanto, o secretário fez um apelo para que pessoas que possam ter viajado para locais onde há a confirmação de infecções e que apresentem algum sintoma, procurem as unidades de saúde para receber atendimento.