Em 2022, o Coritiba escapou do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, muito em função do aproveitamento obtido no estádio Couto Pereira: 65% (ganhou 37 dos 57 pontos que disputou). Na Série A de 2023, este desempenho não se repete. O índice do alviverde como mandante é de apenas 25% (com apenas 12 pontos em 48 pontos). Curiosamente, o time coxa-branca faz mais gols fora de casa nesta temporada: 20 como visitante (em 16 partidas) e 15 como mandante (também em 16 partidas).

No Couto, o Coritiba marcou apenas um gol na soma das quatro rodadas mais recentes: foi o do atacante Robson (foto), de pênalti, na derrota para o Grêmio, por 2 a 1, quarta-feira passada (1). Como visitante, o alviverde só não fez gol em um jogo até aqui, o empate sem gols com o Cruzeiro, no dia 15 de julho.

Vale frisar, no entanto, que a defesa coxa-branca sofre muito mais quando sai do Couto Pereira. O Coritiba tomou 42 gols fora de casa e 25 como mandante.

Nesta quarta-feira (8), às 19h, o Coritiba enfrenta o América-MG, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Os dois times estão praticamente rebaixados para a Série B.