Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Turismo Ecológico, parques e atrações turísticas paranaenses reforçam o Ecoturismo no estado. O ecoturismo é tem como objetivo trazer um desenvolvimento alinhado à preservação ambiental. De acordo com o IBGE, o turismo cresceu 33,8% no Paraná em 2022 entre janeiro e setembro (comparativo com 2021).

Ao todo, o são 330 atrações ligadas ao Ecoturismo no Paraná em suas 19 regiões turísticas, de acordo com dados do Paraná Turismo.

Um desses locais é o Ekoâ Park, localizado em Morretes. O local oferece contato com áreas preservadas e trabalha com o incentivo pedagógico sobre a preservação da natureza, como destaca a diretora parque Tatiana Perin.

Segundo o Boletim Inteligência Turística mais recente, os argentinos são os líderes internacionais que mais visitam o estado, com mais de 300 mil visitantes em 2019, seguido do Paraguai e Estados Unidos.

Uma das atrações turísticas naturais do Estado é a Mata Atlântica, floresta nativa no Brasil que já foi muito devastada no passado. No Paraná, a área mais preservada está na Serra do Mar. Como explica o coordenador de comunicação e articulação da Grande Reserva Mata Atlântica, Ricardo Borges.

Outros destinos que já possuem um público cativo e têm potencial para a expansão turística são as cachoeiras de Prudentópolis e Guaraqueçaba, o Canyon Guartelá, o Pico Paraná e o Rio Paraná. Eles são exaltados com imagens que instigam o público a visitá-los.

Por: Vinicius Bonato