O Coritiba mudou de técnico, trocando Gustavo Morínigo por Guto Ferreira, mas a sina de frágil visitante permaneceu neste sábado (20). Na estreia do novo treinador, o alviverde foi goleado pelo Fluminense, por 5 a 2, no Maracanã, continuou na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro, em 18º lugar, com 22 pontos em 23 rodadas, ainda sem vitória fora de casa depois de onze viagens (nove derrotas e dois empates), e agora com a pior defesa da competição: 39 gols sofridos.

O tricolor carioca saiu de campo em segundo na classificação, com 41 pontos, sete abaixo do líder Palmeiras, e acumulando seis vitórias consecutivas como mandante.

O Fluminense dominou o primeiro tempo com uma intensa troca de passes, característica da equipe orientada por Fernando Diniz, e abriu a conta logo aos dois minutos com uma trama pelo lado esquerdo: Matheus Martins tocou para Caio Paulista que chutou cruzado e certeiro. Aos 35, o argentino Cano tocou do centro da área para Arias, que apareceu pelo lado esquerdo e ampliou com outro chute cruzado, depois de a bola passar entre as pernas de Rafael William, goleiro que substituiu Alex Muralha. O titular acusou dores musculares no treino de sexta-feira.

Além de Alex Muralha, outros três experientes titulares desfalcaram o Coritiba neste sábado: o zagueiro Henrique, com um desconforto muscular pela segunda rodada consecutiva; o zagueiro Luciano Castán e o volante Willian Farias, ambos suspensos porque acumularam três cartões amarelos.

Na última jogada da primeira etapa, aos 45, Fabrício Daniel quase descontou de cabeça, mas a bola foi para fora. Depois do intervalo, com as entradas do lateral-direito Natanael, do volante Bruno Gomes e do atacante Alef Manga, o Coritiba apostou no contra-ataque e chegou ao gol: Fabrício Daniel tocou da linha central para Alef Manga, que avançou pela meia esquerda, entrou na área e chutou forte, aos 26 minutos.

Em seguida, vieram dois gols de falta, um para cada time. Aos 31, Nathan cobrou certeiro da meia esquerda e acertou o canto esquerdo de Rafael William: 3 a 1. Aos 38, Egídio chutou de frente para a área, a bola passou pela barreira e foi tocada pelo goleiro Fábio, que não impediu o segundo da equipe paranaense.

No final da partida, o Fluminense se impôs novamente com dois gols do experiente Willian, de 35 anos, e assistências do meia Michel Araújo. Aos 44, Michel Araújo tocou do lado esquerdo e Willian completou rasteiro. Aos 48, o jogador uruguaio cobrou falta na meia direita e o atacante decretou de cabeça a goleada.

O próximo adversário do time coxa-branca também está na zona de rebaixamento: o Avaí é 17º colocado, com 23 pontos. O confronto está marcado para o próximo sábado (27), às 16h30, no estádio Couto Pereira.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
23ª rodada
Sábado, 20/8 – 19h – Maracanã, no Rio de Janeiro
FLUMINENSE 5 x 2 CORITIBA
Gols no 1º tempo: Caio Paulista aos 2 minutos e Arias aos 35
Gols no 2º tempo: Alef Manga (Coritiba) aos 26 minutos, Nathan aos 31, Egídio (Coritiba) aos 38, Willian aos 44 e Willian aos 48
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva, todos de Minas Gerais
Árbitro de vídeo: Vinicius Furlan, de São Paulo
Cartões amarelos: Willian (Fluminense) e Natanael (Coritiba)
Renda: R$ 638.185,00
Público pagante: 22.331 (total: 24.029)
Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; Nonato (Martinelli), André e Nathan (Felipe Melo); Arias (Marrony), Cano (Willian) e Matheus Martins (Michel Araújo); técnico: Fernando Diniz.
Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre (Natanael), Guillermo, Marcio Silva e Guilherme Biro (Régis); Bernardo (Robinho), Val (Bruno Gomes) e Jesús Trindade; Fabrício Daniel, Léo Gamalho (Alef Manga) e Egídio; técnico: Guto Ferreira.