A partir desta terça-feira (02), para marcar o mês de abril e o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, o Governo do Paraná promove mutirões em todo o Estado para a confecção da Carteirinha do Autista, a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). As ações serão regionalizadas nos escritórios e instâncias avançadas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, responsável pela elaboração de políticas públicas e garantia de direitos para as pessoas com deficiência.

Os mutirões vão ocorrer nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em aproximadamente 200 municípios. Foi realizado levantamento prévio pela Coordenação da Garantia de Direitos das Pessoas com Deficiência para saber quantas pessoas já possuem laudo e que ainda não possuem o documento. No total, devem ser emitidas mais de duas mil carteirinhas no mês.

De 2022 para 2023, o número de confecção do Ciptea teve um crescimento de 214%, de 3.868 para 12.175. Em 2024, 18.418 pessoas já possuem o documento no Paraná.

Todos os paranaenses que possuem TEA podem solicitar a Carteira no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá mensagem por e-mail ou SMS para imprimi-la.

Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista:

– RG, CPF do autista.

– RG, CPF do responsável.

– Fotografia do autista digitalizada, e deve ser a mais recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão.

– Laudo Médico digitalizado. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.

– Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado.

Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Joyce Carvalho