As secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Meio Ambiente (SMMA) realizam mais dois mutirões do Curitiba Sem Mosquito antes do feriado de Corpus Christi, nos bairros Cajuru e Atuba. A população das duas regiões está sendo orientada a vistoriar as casas e quintais em busca de materiais inservíveis, que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nos dias marcados, os caminhões da SMMA vão recolher os materiais descartados.

No bairro Cajuru, a coleta foi nesta segunda-feira (27), em 20 quarteirões na região da US Cajuru. No bairro Atuba, o recolhimento será nesta terça (28) e quarta-feira (29), em 22 quarteirões no entorno da US Esperança.

Com a queda de temperatura, a expectativa é de redução de casos de dengue em Curitiba. No entanto, o cuidado com a eliminação dos criadouros deve ser permanente, porque os ovos do Aedes aegypti podem permanecer adormecidos por até um ano em recipientes, aguardando o ambiente ideal para eclodir: água parada e calor.

Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel na data da passagem dos caminhões. Resíduos menores devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

O mutirão vai coletar objetos inservíveis como móveis, eletrodomésticos e entulhos, materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba nesta ação.

Com informações da prefeitura de Curitiba