A Fundação de Ação Social (FAS) integra a Ação Itinerante para a Promoção dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua, que será promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), na próxima quinta-feira (17), no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) Solidariedade, das 9h às 17h.

O Centro Pop Solidariedade faz parte da rede de proteção do município e está instalado na praça de mesmo nome, no Jardim Botânico, onde a FAS mantém um complexo de atendimento a pessoas em situação de rua.

O mutirão vai reunir instituições públicas e privadas, além de organizações da sociedade civil, para oferta de vários serviços de garantia de direitos da população em situação de rua.

Durante a ação itinerante, equipes da FAS farão a inclusão e atualização de dados desse público no Cadastro Único, sistema do governo federal que dá acesso a benefícios sociais.

Quem for até o Centro Pop poderá ainda regularizar o serviço militar e o título de eleitor, além de fazer de alteração de domicílio eleitoral, solicitar a emissão de documentos, como certidão de nascimento, casamento, divórcio e do Registro Nacional Migratório, e receber orientação técnica para obtenção de benefícios previdenciários e sociais.

Haverá ainda orientação e atendimento jurídico, atendimento médico e laboratorial, encaminhamento para vagas de emprego e distribuição de lanche. Os animais de estimação de pessoas em situação de rua também receberão cuidados e ração.

Também participam da ação: Exército, Associação do Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Defensoria Pública da União/Defensoria Pública do Estado (DPU/DPE), Secretaria de Estado da Segurança Pública/Instituto de Identificação do Estado do Paraná (Sesp/IIPR), Polícia Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Agência do Trabalhador, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cáritas do Brasil e as organizações da sociedade civil Anjos Noturnos e Médicos do Mundo.

Redação com assessoria