Foram atendidos no Hospital Mackenzie cerca de 100 pacientes encaminhados pela SMS, portadores de lesões suspeitas. Esses indivíduos passaram por consultas e exames, sendo que as lesões consideradas malignas ou pré-malignas foram submetidas, no próprio sábado, a procedimentos como a crioterapia e biópsias, no último sábado (2). Os retornos já estão agendados para as próximas semanas, visando garantir uma abordagem rápida e eficaz.
O Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) tornou-se cenário de um mutirão dedicado à triagem de pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele e melanoma. Esta iniciativa, integrante da Campanha Dezembro Laranja, foi realizada em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), destacando a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
No HUEM, o mutirão contou com a participação voluntária de 26 profissionais, nove colaboradores, 15 residentes e dois médicos preceptores, que demonstraram um comprometimento exemplar com a causa.
A Campanha Nacional Dezembro Laranja, que tem como tema “Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção”, busca conscientizar a população sobre a importância de prevenir a incidência dos raios solares de maneira responsável, independentemente do tipo de pele.
O câncer de pele representa 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo o tipo mais comum entre os brasileiros. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra anualmente cerca de 185 mil novos casos.
Outras instituições participaram da campanha, o que resultou em mais de mil atendimentos em toda a cidade, de pacientes que aguardavam na fila de espera do SUS. O câncer de pele, quando detectado e tratado precocemente, apresenta uma chance significativamente maior de cura, o que demonstra a importância de ações como essa.
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata