Um mutirão de conciliação na área da família será realizado em Curitiba nos dias 28 e 29 de abril, no prédio da Assembleia Legislativa do Paraná, que fica Praça Nossa Senhora de Salette, s/n.º no Centro Cívico, das 9 às 17 horas.

Podem ser atendidas pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. O “Concilia Paraná” é uma mobilização para resolver questões como divórcio, guarda, pensão e visitas, dissolução de união estável, partilha de bens, reconhecimento de paternidade, entre outros temas, desde que em comum acordo entre as partes. O atendimento é totalmente gratuito e não é preciso agendamento prévio – basta comparecer com os documentos pessoais básicos em mãos (confira abaixo). A Defensoria Pública do Paraná ainda informa que uma parte da equipe manterá os atendimentos sobre outros temas.

A área da família é a que mais tem procura nas sedes da Defensoria em todo o estado, informa o órgão. Só em 2021, a DPE-PR realizou 103.963 atendimentos neste tema, 52% a mais do que no ano anterior. No posto da Defensoria na Assembleia Legislativa não é diferente – quase 50% dos atendimentos são sobre assuntos relacionados ao setor. Entre outubro do ano passado e o final do mês de março de 2022, foram feitos 1.229, atendimentos, sendo 508 na área da Família.

Serviço

Nos dias de atendimento do mutirão (28 e 29 de abril), é preciso que todas as pessoas envolvidas compareçam ao Plenarinho da Assembleia Legislativa com os seguintes documentos em mãos:

RG dos cônjuges

CPF dos cônjuges

Comprovante de endereço atualizado de cada um dos cônjuges, caso morem em residências separadas (cópia da conta de água, luz ou correspondência).

Certidão atualizada de casamento

Pacto antenupcial, se houver

Certidão de nascimento dos filhos, se houver

Imóveis, se houver:

–    certidão de propriedade atualizada ou escritura do imóvel

–    contrato particular e/ou recibo de compra

–    contrato concessão de uso da Prefeitura Municipal, se o imóvel tiver sido construído em terreno da prefeitura ou do Estado

–    último IPTU do imóvel ou certidão do valor venal (a avaliação feita pela prefeitura sobre quanto vale determinado imóvel que está localizado no município)

–    nota fiscal ou recibos de benfeitorias feitas no imóvel

•    Certificado de propriedade ou recibo de compra de veículos, se houver

•    Se já existir ação de alimentos, cópia da sentença assinada pelo juiz, ou do acordo que fixou a pensão

Atenção: caso as pessoas não tenham os documentos ou não consigam buscá-los antes do mutirão, a Defensoria pode iniciar os procedimentos no próprio mutirão. Neste caso, servidores (as) e defensores(as) podem acessar o sistema dos cartórios de Registro Civil e Registro de Imóveis para iniciar o procedimento.

Caso não seja possível comparecer no dia do mutirão, o posto da Defensoria na Assembleia Legislativa atende de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h e não é necessário agendamento prévio.