Nesta quinta-feira (11), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) promoverá o mutirão “Meu Nome, Meu Direito” em diversas cidades do estado. O evento acontece das 13h às 17h, e oferece orientação jurídica gratuita e assistência para mulheres travestis e transexuais, homens transexuais e pessoas não binárias com 18 anos ou mais que desejam retificar seu prenome e gênero diretamente nos cartórios de registro civil. Os atendimentos serão realizados simultaneamente em Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.

Organizado pelos Núcleos de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) e da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), em colaboração com a Ouvidoria da DPE-PR, o mutirão terá orientações detalhadas sobre os documentos necessários e o processo de retificação. Adolescentes interessados no assunto podem participar acompanhados de um responsável legal, ampliando o acesso à informação e ao suporte jurídico.

O atendimento será por ordem de chegada, sem limitação de senhas, basta o interessado comparecer com RG, número do CPF e comprovante de endereço para receberem assistência.

Confira os endereços abaixo:

Apucarana – Sede da Defensoria Pública – Rua Professor Erasto Gaertner, 126, Centro.

Cascavel – Sede do CREAS Leste – Rua Eduardo Tadeu Melani, 482, Centro.

Curitiba – Sede dos Núcleos da Defensoria Pública – Rua Benjamin Lins, 779, Batel.

Foz do Iguaçu – Sede da Defensoria Pública – Rua Antônio Raposo, 923, Centro.

Londrina – Sede da Defensoria Pública – Avenida Bandeirantes, 263, Vila Ipiranga.

Maringá – Sede da Defensoria Pública – Avenida Tiradentes, 1289, Zona 4.

Paranaguá – Sede da Defensoria Pública – Rua Baronesa do Cerro Azul, 937, João Gualberto.

Ponta Grossa – Sede da Defensoria Pública – Rua Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha, 300, Oficinas.

 

Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Lucian Pichetti