Imagens de um homem sendo agredido na Rua Doutor Faivre, na região central de Curitiba, estão repercutindo nas redes sociais. Odivaldo Carlos da Silva, que é músico e conhecido como Neno, teria sido vítima de racismo por parte de um homem que o agrediu com um cassetete. O caso aconteceu na terça-feira (22), mas as imagens só foram divulgadas nesta sexta (25).

A vítima, que é negra, teve um dente quebrado e foi levada para o Hospital Evangélico, na capital, onde foi atendido. A agressão foi filmada por câmeras de segurança. Uma testemunha que estava no local chamou a polícia. Em entrevista à CBN, a mulher, que pediu para não ser identificada, conta que presenciou o momento do crime.

Ela diz que foi ameaçada ao tentar abordar o homem junto de uma agente de limpeza urbana que trabalhava no local. A testemunha conta que prestou apoio à vítima. Enquanto atacava o músico, o agressor dizia que o rapaz era morador de rua e tinha que apanhar.

A mulher que ajudou o músico agredido relata que acredita que o episódio se trate de um crime de racismo. Ela afirma que a maneira como o agressor agia e as roupas que ele utilizava chamavam a atenção para um possível crime de ódio.

A Polícia Militar foi chamada, mas só conseguiu deter o homem momentos depois. Com ele, foram localizadas uma faca e o cassetete utilizado para agredir o músico. O crime foi registrado como lesão corporal. A CBN tentou contato com Odivaldo, vítima da agressão, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.

A deputada federal eleita Carol Dartora (PT) lamentou, nas redes sociais, o caso de agressão contra o músico. Ela relembrou que o crime aconteceu durante a Semana da Consciência Negra.

O homem que aparece nas imagens foi detido, mas liberado após se comprometer em cartório a comparecer em uma audiência prevista para ser realizada em 20 de março do ano que vem na sede do Juizado Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Por: Bruno de Oliveira