O Museu Penitenciário do Paraná reabriu as portas para o público nesta semana. O espaço fica no Centro de Curitiba, na Rua Saldanha Marinho, tem acesso gratuito e está aberto de segunda a sexta-feira, das 09h às 14h. Ele oferece uma oportunidade para o cidadão conhecer todo o acervo que preserva a história do sistema prisional do Estado.

Há registros da primeira penitenciária do Paraná, implantada em 1908, data que marca o início do sistema prisional do Estado. Desde as primeiras instalações até as unidades prisionais modernas, o Museu demonstra as transformações arquitetônicas, sociais e de segurança ao longo dos anos. Já os documentos históricos abarcam prontuários de apenados, registros farmacêuticos e de trabalhos, e normas que proporcionam uma compreensão das políticas e práticas adotadas ao longo do tempo.

Os visitantes também podem conferir uma coleção de fotografias restauradas, artefatos e réplicas que narram a história do sistema penitenciário paranaense. O acervo histórico da Polícia Penal é composto por aproximadamente 20 mil prontuários, 83 livros de registro, entre outros documentos que somam mais de 600 mil declarações.

SERVIÇO:

  • Museu Penitenciário
  • Local: Rua Saldanha Marinho, 161 – Centro | Curitiba
  • Horário de visitação: das 09h às 14h
  • Agendamento: espen@policiapenal.pr.gov.br / (41) 3234-3500

*Com informações da AEN.

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata