O Museu Paranaense, o MUPA, entra em processo de restauro e reforma. As obras devem durar entre quatro e seis meses e não devem afetar o funcionamento do espaço. Em nenhum momento o museu deve fechar por causa das obras.

Instalado no histórico Palácio São Francisco desde 2002, o Museu Paranaense é a mais antiga instituição do tipo do Estado e a terceira mais antiga do País.

Já faz quase duas décadas que o MUPA não recebe investimentos para melhorias de infraestrutura, adequação das instalações e ações de restauro.

As ações previstas no projeto tem o objetivo de garantir a integridade e preservação do patrimônio histórico tombado, tornando o espaço mais adequado para ações museológicas e de atividades educativas e culturais.

Segundo a arquiteta e diretora do museu, Gabriela Bettega, o projeto também prevê a implantação do Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico e a adequação do prédio às normas de acessibilidade.

Estão previstos no projeto de execução das obras, o restauro das venezianas do Palácio São Francisco, do muro, da passarela de ligação entre os Anexos 1 e 2 e a reforma da cobertura e da rampa interna do Anexo 1.

Fundado em 1876, o Museu Paranaense foi a primeira instituição científica e cultural do Paraná. O museu guarda um acervo com 800 mil peças, um dos mais importantes da América Latina. Entre suas coleções estão conjuntos etnográficos, arqueológicos, históricos e artísticos tombadas em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico.

O prédio foi construído no Alto São Francisco, em Curitiba, por Júlio Garmatter, para ser residência de sua família. Em 1938, o então interventor do Paraná, Manoel Ribas, adquiriu a propriedade para instalar a sede do Governo do Estado. O casarão passou, então, a ser conhecido como Palácio São Francisco.

O governo permaneceu no prédio até 1953, quando o executivo ganhou sede no Centro Cívico, hoje Palácio Iguaçu.

Em 1961, o prédio serviu ao Tribunal Regional Eleitoral. Em fins de 1986 foi parcialmente restaurado. No ano de 1987, a edificação original foi tombada e, em meados de 2002, iniciou-se a restauração do prédio, a reforma do Anexo 1 e a construção do Anexo 2 com o objetivo de abrigar o Museu Paranaense.

A inauguração ocorreu em 19 de dezembro de 2002.