A exposição inédita de obras do artista Poty Lazzarotto (1924 – 1998): “Poty, entre dois mundos” será inaugurada em agosto. Na programação original, seria em julho. O adiamento foi necessário devido a questões técnicas e de adequação dos espaços e da seleção das obras.  A exposição que será no espaço da Torre do Olho do Museu Oscar Niemeyer (MON) reunirá aproximadamente 150 obras e foi dividida em dois eixos, voltados ao sagrado e ao profano, que ocupam duas salas. A curadoria da exposição é de Maria José Justino e a assistência de curadoria é de Juliane Fuganti.

A mostra é um recorte da maior coleção já doada à instituição: aproximadamente 4,5 mil obras, incorporadas oficialmente ao acervo do MON no último dia 29 de março, dia do aniversário de Curitiba e data de nascimento de Poty. A doação, feita pelo irmão de Poty, João Lazzarotto, deu ao acervo do Museu mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas.

Na Sala 1, a curadoria apresenta uma visão geral da doação, voltando-se para os trabalhos com a temática do sagrado em uma diversidade de técnicas: desenho, gravura ponta-seca, água-forte, água-tinta, litografia, xilogravura, escultura e mural. Nessa sala, muitas das obras já são conhecidas do público, seja por exposições, seja pelas publicações, em especial “São Francisco”, por ele desenhado, talhado e gravado inúmeras vezes. A Sala 2 reúne uma coleção de desenhos.

Serviço:

Data: a partir de agosto

Local: Torre do Olho – Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba – Paraná