Completando duas décadas neste ano, o Museu Oscar Niemeyer (MON) promove a exposição “Bancos Indígenas do Brasil”, uma curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, com intuito de estabelecer diálogos entre culturas e territórios por meio da arte. A inauguração será no dia 23 de junho, na Sala 6.

A mostra reúne mais de 200 bancos, provenientes de 40 etnias da Amazônia e que pertencem à Coleção BEĨ. Essa coleção nasceu de um deslumbramento estético com a beleza de formas, cores, grafismos e texturas dos bancos indígenas brasileiros.

Dividida em duas partes, a primeira é dedicada à extensa produção da Terra Indígena do Xingu, localizada no Mato Grosso. Já a segunda parte da exposição abrange demais povos indígenas de várias partes da Amazônia, localizados no Acre, Pará, Tocantins, Maranhão, Roraima, Amapá e Amazonas.

Além disso, um banco de uma etnia de Santa Catarina e seis grandes imagens feitas pelo fotógrafo Rafael Costa, no Território Indígena do Xingu (TIX), serão apresentados ao público durante a mostra.

Mais informações no site museuoscarniemeyer.org.br

Com informações da AEN