Curitiba ganhou um muro interativo com uma biblioteca digital. O projeto “Além dos Muros da Escola”, é de um colégio privado da capital. Por meio de uma pintura de estante de livros, obras de diversos autores ficam disponíveis para os estudantes e também à comunidade externa. Basta apontar o celular para um código.
Rodrigo Wieler, professor de Literatura e Arte do Colégio Positivo explica que a escolha dos livros que participam do projeto foi feita por professores e alunos.
As obras da biblioteca digital são acessadas pelo QR code que está ilustrado no muro. O espaço conta com títulos de diversos tipos de literatura, desde grandes autores clássicos até nomes contemporâneos.
Parte do muro é dedicada para as obras de leitura obrigatória do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E além dos clássicos, estão disponíveis livros como “Harry Potter” e “O Pequeno Príncipe”. No muro também há um material extra produzido pelos professores, como podcasts, análises de obras e mapas mentais.
O projeto, que teve sua arte nos muros feita pela produtora artítica Mucha Tinta Produções Culturais, surgiu da sugestão do professor Rodrigo Wieler.
A pintura está nos muros do Colégio Postivo, no Bigorrilho, na rua Alferes Ângelo Sampaio.