O município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, pode ter 23 mil pessoas com atraso na vacinação contra a Covid-19. Essa é uma projeção feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a pasta, apenas no caso de segunda dose, mais de 13 mil pessoas podem estar com a vacinação atrasada, incluindo as mais de cinco mil que aguardam a segunda dose da vacina da Janssen.

De acordo com a SMS de Araucária, as unidades de saúde estão tentando contato com as pessoas que já estão no prazo para receber a vacina disponível, mas que ainda não agendaram a vacinação.

Em Colombo, a Secretaria Municipal de Saúde informou à CBN Curitiba que 3.526 pessoas, com 12 anos ou mais, ainda não receberam a primeira dose da vacina e 17.912 pessoas, com 18 anos ou mais, estão com a segunda dose em atraso.

A SMS de Colombo frisou que, em ambos os casos, são feitas buscas ativas para a vacinação da população, inclusive, com vacinação de adolescentes em escolas da cidade e abertura de unidades de saúde aos sábados.

Curitiba

Em Curitiba, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 5% da população que recebeu a primeira dose, não retornou às unidades de saúde para concluir o ciclo vacinal.

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, lembrou que as pessoas que não se vacinaram ou receberam apenas uma dose e contraíram a doença, apresentam quadros mais graves de saúde.

Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), divulgado na última semana, mostrou que 1.184.889 paranaenses não receberam a segunda dose do imunizante contra o coronavírus.

O secretário de Saúde, Beto Preto, reforçou a importância da busca ativa dos municípios para aplicar a segunda dose na população.

O Governo do Paraná também lançou uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

No vídeo, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr, fala que a segunda dose é fundamental para a conclusão do ciclo vacinal.

De acordo com o portal do Coronavírus da Sesa, o Paraná já aplicou 9.029.039 primeiras doses, 7.559.880 segundas doses, 324.873 doses únicas e 883.744 doses de reforço.