Uma das matérias de destaque no site da prefeitura de Araucária traz as explicações sobre os motivos que levaram a adoção de uma nova estratégia para identificação dos casos de Covid-19 no município. A partir desta sexta-feira (1) somente casos moderados ou graves serão confirmados pelo teste rápido.

Os pacientes com sintomas leves devem passar por consulta médica, com recomendação de isolamento por sete dias. Por meio de nota a assessoria informou que a medida se deve ao comunicado enviado pelo governo federal aos gestores, de que a quantidade deste tipo de testagem enviada aos municípios será reduzida.

A prefeitura anunciou que vai fazer uma licitação para compra dos itens, mas como isso pode demorar, o controle do estoque será mais rígido. Em Campo Largo, a situação é semelhante. Houve solicitação junto ao governo do Paraná, de que haja reposição. Com relação aos testes rápidos de antígenos, a assessoria informou que eles são indicados após avaliação médica no serviço de urgência e emergência.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Campo Largo, dos testes aplicados nesta semana, cerca de 15 a 20% positivaram. Fazenda Rio Grande recebeu ajuda de Pinhais, segundo a diretora da atenção primária à saúde, da Secretaria Municipal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, Viviane Maysa Tomazoni. Ela informou que a situação está sob controle na cidade.

Segundo ela, todas as 11 Unidades de Saúde, estão atendendo normalmente pessoas com sintomas de Covid-19 e a quantidade de testes rápidos tem sido suficiente para dar conta da demanda. Viviane Maysa Tomazoni, atribui essa situação à estratégia adotada desde o início do ano.

Outros municípios da região metropolitana de Curitiba aguardam reposição dos estoques. Até que isso aconteça, algumas medidas estão sendo tomadas. Em São José dos Pinhais, a chefe do serviço de vigilância epidemiológica Adriane Dugonski, concentrou esforços.

A secretaria de saúde do estado informou que tem feito o repasse dos testes rápidos conforme recebe as remessas enviadas pelo Ministério da Saúde. Em maio o governo federal atualizou a Cartilha que traz orientações sobre o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19, que traz as regras para a testagem em todo território nacional.