O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná divulgou nesta quarta-feira (13) o perfil de quem vai votar nas próximas eleições. Além da quantidade de votantes, o TRE-PR anunciou um projeto inédito que será colocado em prática aqui no estado.

As mulheres são maioria entre os paranaenses aptos a votar. E os jovens surpreenderam, aparecendo como principal motivo para os 125 mil eleitores a mais registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, na comparação com as eleições de 2018, quando sete milhões e 970 mil votantes foram às urnas eletrônicas. Os números foram apresentados pelo presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

A novidade deste ano fica por conta de um projeto que será colocado em prática no estado pela primeira vez, levando as secções eleitorais para dentro das casas de repouso permanente e hospitais, promovendo a inclusão de quem tem dificuldades de locomoção, seja pela condição física ou por causa do trabalho. Segundo o desembargador Wellington já há procura de outros estados que querem copiar a iniciativa inédita do Paraná.

De acordo com os números divulgados pelo TRE, Curitiba é a cidade com a maior quantidade de eleitores, com 1.413.413 pessoas, seguida por Londrina, que tem 393.687 votantes. Maringá fica com o posto de terceiro maior colégio eleitoral do Paraná com 294.583 pessoas registradas.

Ponta Grossa está em quarto lugar com 251.970 eleitores e Cascavel ocupa a quinta posição com eleitorado de 233.753. Ao todo o Paraná conta com 186 zonas eleitorais e mais de 36 mil urnas eletrônicas, com estoque reserva para substituições.