Uma mulher de 50 anos e o filho de 16 anos foram conduzidos para a delegacia neste domingo (27) após serem denunciados por maus tratos em Matinhos, no litoral do Paraná. Eles são acusados de utilizar uma arma de airsoft para atirar em cachorros dentro de casa. Cinco cães foram resgatados com sinais de desnutrição e machucados por conta das balas de chumbo e festim disparadas pela dupla.

Os dois acusados de maus tratos foram levados para a delegacia e a arma de airsoft, uma carabina foi confiscada pela polícia. De acordo com o delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o crime se configura não só pela agressão aos bichos.

 

O crime de maus tratos a animais domésticos foi um dos mais denunciados pelo serviço do Disque Denúncia em 2022, segundo a Secretaria da Segurança Pública do Paraná. De janeiro a novembro, foram 9.384 denúncias em todo o estado, cerca de 21% do total de denunciais feitas pelo canal, atrás apenas do crime de tráfico de drogas.

 

A situação é tão preocupante que levou a Assembleia Legislativa do Paraná a enrijecer as punições no estado, com obrigação de pagamento de despesas de transporte e recuperação dos animais, além de multa de até 40 mil reais e prisão, em casos extremos, com pena de reclusão de dois a cinco anos que já eram previstos pela legislação federal.

As denúncias deste tipo de situação podem ser feitas pelo Disque Denúncia no telefone 181.