Mesmo debaixo de muita chuva e frio de 10º C, o público ficou até o fim do desfile das escolas do Grupo Especial na Marechal Deodoro, na noite de sábado (18). Após dois anos sem os festejos de carnaval, interrompidos em razão da pandemia da Covid-19, o público curitibano estava ansioso por esse retorno.

A animada foliã, Juciane Branco, que pela primeira vez foi assistir aos desfiles na “avenida curitibana do samba”, na Marechal Deodoro, afirmou que após dois anos à espera valeu a pena.

Outra foliã bastante animada, Ana Maria de Carvalho, disse que as pessoas precisam valorizar o carnaval da cidade.

A emoção também contagiou quem estava na avenida, quem desfilava nas agremiações, como descreveu a carioca Simone Oliveira, que já adotou o carnaval da capital paranaense.

Os Internautas, escola de samba de Pinhais, primeira agremiação a pisar na Marechal Deodoro, começou o desfile pontualmente às 20h50. A escola foi a grande campeã de 2020 do grupo de acesso do carnaval e este ano trouxe para a avenida o tema “Rei Menino Negro Sonhador”, enredo que homenageia os jovens que vivem nas favelas e querem um futuro melhor.

Em seguida, foi a vez da Imperatriz da Liberdade, que entrou na “avenida curitibana do samba” por volta das 21h55. Com o tema “Oxum”, que na religião de matriz africana representa a deusa associada ao amor, à prosperidade e ao afeto, a escola veio com muito dourado, além das cores tradicionais verde, azul, branco e amarelo.

E foi durante o desfile da Imperatriz da Liberdade que o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, chegou para acompanhar os festejos de carnaval, já debaixo de muita chuva e frio.

A terceira escola que chegou para animar o público, a Acadêmicos da Realeza, começou o desfile próximo das 23h. A agremiação comemorou os 25 anos, o jubileu de prata, na Marechal Deodoro, com o enredo “A Minha História é o Meu Carnaval”, que destacou os principais momentos da trajetória da escola e também os importantes temas levados para a avenida nesses anos.

Já passava da meia-noite quando a Mocidade Azul entrou na “avenida curitibana do samba”. A atual vice-campeã do carnaval de Curitiba, veio com o enredo, “Em busca do brilho… do brilho do seu olhar ao ver a Mocidade passar”. O tema falou do fascínio do homem por tudo o que brilha, o interesse pelos elementos reluzentes desde os tempos pré-históricos, como o fogo, as pedras preciosas, o ouro, as estrelas, e atualmente, as telas de aparelhos celulares.

Na madrugada de domingo, encerrando os desfiles da primeira noite, a Enamorados do Samba, chegou à Marechal Deodoro perto de 1h10. A campeã do último carnaval de Curitiba trouxe o enredo “O Grande Circo Místico”, inspirado no famoso musical criado para o Balé Teatro Guaíra, em 1983.

Segundo a prefeitura de Curitiba, cerca de 18 mil pessoas estiveram na Marechal Deodoro, na noite de sábado, para assistir aos desfiles dos blocos e escolas de samba. O que foi muito bom para os vendedores ambulantes que puderam aumentar o faturamento.

Antes das escolas de samba passaram pela Marechal Deodoro, no início da tarde de sábado, Carnaval Nerd, Baile Infantil e também o desfile dos blocos carnavalescos Afoxé, Púrpura, Boêmios e Madames, e Rancho das Flores. Nem o frio e a chuva que insistiu em cair durante grande parte da noite assustaram as pessoas que aproveitaram o carnaval até a passagem da última escola de samba.

Confira aqui os registros da noite de sábado (18).