O feriado amanheceu frio e chuvoso, mas mesmo assim os curitibanos foram até a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, para prestigiar o desfile cívico-militar em comemoração ao 7 de Setembro. Este ano a data marca o processo histórico da separação de Portugal que aconteceu há 200 anos, em 1822.

Muitas pessoas enfrentaram as baixas temperaturas para acompanhar a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, após dois anos de suspensão das comemorações da data por causa da pandemia de Covid-19.

Esse foi o caso da Juliana dos Santos Correia, que pela primeira vez foi ao local para prestigiar as filhas que participaram do desfile e também levou a filha mais nova, uma bebê de colo.

Outro estreante em desfile cívico-militar, Jair Montoski levou os dois filhos para acompanhar o Bicentenário da Independência.

O filho de Jair, Arthur Montoski, achou o desfile muito organizado. Fascinado pelos tanques blindados, o adolescente pretende seguir carreira no exército.

Eliane Regina Monteiro Cortes contou que sempre assiste aos desfiles na companhia da filha Larissa, que vem desde que ainda estava na barriga.

Cerca de três mil integrantes das forças armadas e de outras instituições de Curitiba desfilaram pelo Centro Cívico.