Neste domingo (22) as ruas de Curitiba foram tomadas, por motociclistas em um movimento chamado de Distinguished Gentleman’s Ride, conhecido como DGR. Os participantes, estavam trajados com roupas sociais, em cima de motocicletas para chamar atenção para a saúde masculina. O evento, criado em Sydney na Austrália, ganhou adeptos do mundo todo e busca arrecadar fundos e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata, doenças mentais e suicídio de homens.

Na capital paranaense, segundo Fabiano Guma, organizador do evento na região, foram quase 400 pessoas empenhadas no passeio.

No Brasil, O DGR foi realizado em 14 cidades: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Campo Grande, São José do Rio Preto, Florianópolis, João Pessoa, Londrina, Natal, Porto Alegre e Campinas. Segundo os organizadores, mais de 20 mil motociclistas estiveram nas ruas.

Para Pedro Eugênio Martins, que esteve pela primeira vez no evento, que é realizado anualmente, é importante e interessante a forma de chamar atenção do público para temas que ainda são sensíveis nos dias de hoje.

A Polícia Militar esteve acompanhando o comboio, que causou a interrupção temporária de vários cruzamentos em vias principais da cidade, como a Avenida Vereador Toaldo Túlio, Inácio Lustosa e Padre Agostinho. Agentes do Batalhão de Trânsito fizeram o acompanhamento e a sinalização no percurso.

Francis Arrais, também esteve entre os motociclistas que pilotaram aproximadamente 20 quilômetros na capital, em um trajeto que contou com paradas em pontos turísticos, como o Parque Tingui, Bosque do Alemão e praça Generoso Marques.

Os motociclistas que participam do evento mundial, contribuem com a causa realizando além do passeio, uma doação que é convertida para a instituição internacional Movember, onde os valores são empregados em pesquisas e campanhas de prevenção para doenças que atingem os homens.