Condutores que passavam pela BR-277, próximo de São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, voltaram a encontrar congestionamento na praça de pedágio. O problema foi registrado durante a manhã desta segunda-feira (25), no primeiro dia útil de funcionamento das cabines de cobrança, que passaram a operar no sábado (23).

No sábado (23) e no domingo (24), os condutores enfrentaram lentidão na região do pedágio. No sábado, o congestionamento no sentido capital obrigou a Via Araucária, concessionária que administra o trecho, a abrir as cancelas e liberar os motoristas do pagamento. A medida foi tomada por duas vezes de maneira momentânea.

A empresa informou, na ocasião, que o problema foi causado por obras na região que provocaram lentidão no trânsito. Depois que o tráfego diminuiu, a cobrança foi retomada. No domingo, a empresa informou que o congestionamento foi causado pela alta demanda de pagamento em cartão, que causou lentidão no processo de cobrança.


SAIBA MAIS:


A fila no pedágio, no sentido interior, nesta segunda, durava ao menos 15 minutos durante a manhã. Motoristas que estavam impacientes buzinaram no congestionamento. Para quem depende a rodovia, a situação é complicada. A chef de cozinha Bruna Gomes contou que o pai dela precisa passar pela região para vir até a capital, e que ele já tem enfrentado dificuldade por conta da lentidão nas cabines de cobrança de pedágio.

A Via Araucária é a empresa responsável por 473 quilômetros de rodovias adquiridas no Lote 1 de estradas concessionadas no Paraná. O contrato para prestação de serviço iniciou em fevereiro, mas a cobrança da tarifa começou quase um mês depois. O diretor administrativo Tito Sasso, que vinha de Ponta Grossa para Curitiba, no sábado, falou da situação que encontrou.

Por meio de nota, a concessionária informou que as filas no sábado também foram provocadas pelo uso incorreto da pista automática por usuários que não tinham os adesivos para cobrança automática, conhecidos como tags. Com relação ao problema do pagamento em cartão, a empresa contou que está trabalhando junto da empresa fornecedora do sistema para que a instabilidade no sistema não se repita.