Motoristas que circulam pelo ferry-boat entre Matinhos e Guaratuba estão enfrentando filas de até duas horas no tempo de espera para a travessia, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

O tempo de espera é o dobro do habitual. O congestionamento acontece após a interdição da BR-376, principal acesso ao estado de Santa Catarina, que foi bloqueada nesta terça-feira (20) após fortes chuvas.

A travessia pelas balsas funciona como um acesso auxiliar ao estado vizinho. No sentido de Guaratuba para Matinhos, o tempo de espera é menor, mas chega a cerca de uma hora. A BR-376 deve ser liberada apenas durante a tarde desta terça, caso as condições climáticas na região melhorem.

No dia 28 de novembro, um deslizamento de terra na altura do km 668,7 matou duas pessoas e deixou outras seis feridas. Por conta disso, a BR-376 foi totalmente interditada por nove dias. Depois, a rodovia foi liberada em pista simples e obras de contenção estão sendo realizadas no local.

Durante o lançamento da Operação Verão Maior, no sábado (17), o governador Ratinho Júnior (PSD) falou que todas as quatro balsas vão operar na travessia, e uma outra ficará de reserva caso uma das outras apresente problema.

Ele falou ainda sobre as obras de construção da ponte de Guaratuba, que foram impedidas de começarem após uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). O governo entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para derrubar a decisão.

Imagem: Portal Litorânea

Por: Bruno de Oliveira