O bloqueio parcial na altura do KM 42 da BR-277, na região de Morretes, provoca congestionamentos diários, e não é diferente nesta sexta-feira (9). O tráfego flui em pista simples neste trecho, em função do deslizamento de terra e pedras no local, no mês de outubro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o atual responsável pela manutenção da rodovia e deu início, nesta semana, às obras para a contenção da encosta.
O ouvinte da CBN Curitiba, Mauricio José de Amorim, flagrou o enorme congestionamento na tarde desta sexta-feira enquanto subia a serra em direção a Curitiba.
Conforme o Centro de Operações Integradas do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que monitora o tráfego das rodovias paranaenses, o congestionamento no sentido litoral da BR-277 está em 14 quilômetros (parcial às 13h45), enquanto a fila no sentido Curitiba chega a nove quilômetros.
O DNIT informou à CBN Curitiba nesta quinta-feira que existe uma previsão otimista de conclusão das obras ainda em dezembro deste ano e, assim, liberar a pista. Mas o cronograma inicial indica a realização de uma primeira etapa do serviço até 22 de dezembro e pausa até o início de janeiro de 2023, para posterior retomada dos trabalhos. O órgão ainda informou que a obra em andamento no local é uma solução definitiva, apesar da necessidade de constante monitoramento na região em função das caraterísticas das encostas.