Milhares de fiéis passam pela Igreja Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba, para receber a bênção dos freis capuchinhos. A tradicional bênção é realizada na capital desde 1952. As primeiras pessoas começaram a passar pelo local por volta de 6h desta sexta-feira (5) e o trânsito na região foi modificado para atender a celebração.

Em frente à igreja, diversos freis abençoam os motoristas que passam com os carros nos dois lados da Avenida Manoel Ribas. Também são realizadas bênçãos para motoristas que circulam pela Rua Julio Perneta. Até quem caminha pela calçada pode encontrar com os freis. O frei Evandro Aparecido de Souza falou sobre a expectativa de movimento.

Acontecendo há décadas, o dia de bênção, que é realizado toda primeira sexta-feira do ano, acabou se consolidando e se tornou momento importante no calendário dos curitibanos. O frei explicou que a data acabou sendo criada, há 72 anos, com o objetivo de quebrar a superstição de que a data do ano não seria um dia de sorte.

A área é monitorada por agentes de trânsito da prefeitura de Curitiba que orientam condutores que passam pelas ruas da região. A aposentada Maria Luiza Marques aproveitou a manhã para poder receber a bênção de um dos freis. Ela foi à pé até o local e disse que o momento é muito importante.


SAIBA MAIS:


A também aposentada Aparecida Campos disse que passar pela bênção dos freis capuchinhos é algo que faz parte do início do ano dela. Ela espera que as bênçãos ajudem na proteção da família e tragam um ano repleto de harmonia.

O taxista Mário Luciano Penha aproveitou uma brecha no expediente para receber a bênção na frente da igreja. Ele disse que não deixa de receber a mensagem de apoio dos freis no início do ano, pois esse momento é importante para o seu trabalho.

A celebração segue até às 20h30 desta sexta-feira (5) e, no sábado (6), também será possível passar pela igreja para receber as bênçãos. A prefeitura segue acompanhando o trânsito até o final do dia para que o tráfego siga sem dificuldade para os fiéis.