Um homem de 40 anos, que trabalhava como motorista do transporte coletivo de Curitiba, morreu em um acidente envolvendo uma motocicleta e um trem, na manhã desta segunda-feira (21), no bairro Boa Vista, em Curitiba.

A colisão foi registrada na rua Jovino do Rosário, que é a rápida que liga a região Norte ao Centro da Cidade, no cruzamento com a Rua Flávio Dallegrave.

Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu às 5h18 da manhã, quando a vítima seguia para o trabalho.

De acordo com o cabo Gulin, do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTRAN), o maquinista do trem afirmou que emitiu o aviso sonoro da condução no cruzamento.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), o motorista fez, na última sexta-feira (18), a linha Interbairros I, mas o Setransp não soube informar se essa era a linha fixa de trabalho dele.

Em nota, a empresa Rumo, responsável pela locomotiva, informou que o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, mas não foi possível parar a tempo. A empresa disse ainda que acionou imediatamente as equipes de resgate e prestou todo o suporte no atendimento.

A empresa também ressaltou que lamenta profundamente a morte do motociclista no acidente.

De acordo com dados extraídos pela CBN Curitiba do sistema do Corpo de Bombeiros do Paraná, desde o início do ano, sete acidentes que resultaram em atropelamentos envolvendo trens foram registrados na cidade, incluindo o desta segunda-feira.

Além disso, durante o ano de 2021, foram registrados 17 acidentes envolvendo trens na cidade.

Curitiba possui 37 quilômetros de trilhos em áreas urbanas que cruzam a cidade. Ao todo são 45 passagens de nível instaladas para a circulação de pedestres e veículos, a maioria nos bairros Uberaba e Cajuru.

Um estudo feito pelo Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) analisou 5.609 cruzamentos ao longo de 15 mil quilômetros de trilhos que percorrem 596 cidades brasileiras. Curitiba é o município que tem a pior avaliação do país, seguida de Paranaguá, no litoral do estado.

Os acidentes com trens são problemas históricos na cidade. Desde o ano passado, integrantes do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário debatem um projeto para que a malha ferroviária seja retirada do trecho urbano da capital paranaense.

De acordo com o Governo do Paraná, o projeto da Nova Ferroeste é a alternativa para a solução do problema da linha férrea na área urbana de Curitiba.

O projeto vai ligar o Mato Grosso do Sul ao Litoral do Paraná. Está prevista a ligação entre a região Oeste do Estado e o Porto de Paranaguá por um novo traçado que contorna a Capital.

A expectativa é que o empreendimento, com custo de mais de R$ 29 bilhões, seja levado a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo trimestre desse ano.