Um motorista embriagado causou um grave acidente, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, na tarde deste domingo (9). Ao todo, quatro pessoas ficaram feridas.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o condutor de um Peugeot bateu em uma viatura da corporação e fugiu em direção à rodovia BR-376. Durante a perseguição, o automóvel atingiu outro veículo, um Nissan Tida, que capotou.

No carro atingido pelo motorista em fuga estavam três pessoas, o motorista, que foi ejetado do veículo e levado ao hospital em estado grave, além de uma mulher e uma criança, de aproximadamente 3 anos, que tiveram ferimentos moderados e foram encaminhadas ao hospital. O condutor que causou o acidente também foi levado para receber atendimento médico.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista responsável pelo grave acidente foi submetido ao teste de etilômetro que apresentou resultado positivo. Assim que recebeu alta o motorista foi encaminhado à delegacia e autuado em flagrante por dirigir embriagado.

A primeira penalidade que uma pessoa recebe ao ser flagrada dirigindo embriagada é uma multa de R$ 2.934,70. Além disso, o condutor fica com a carteira de habilitação suspensa por um ano, e tem que passar por um curso de reciclagem antes de poder dirigir novamente.

Em casos mais graves, a penalidade pode incluir a prisão do condutor. Se o teste do bafômetro ou o exame clínico comprovarem que o condutor está com mais de 0,34 mg/L de álcool por litro de ar expelido ou se ele se envolver em um acidente grave com vítimas, pode ser preso por um período de 6 meses a 3 anos.

Além de penalidades administrativas e criminais, o motorista também pode ter consequências ainda mais graves, como acidentes de trânsito com feridos ou mortos. Nessas situações, o condutor pode ser processado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, com pena que pode variar de 2 a 4 anos de prisão.