Dados divulgados pelo Programa Vida no Trânsito sobre os acidentes na capital paranaense mostram redução no número de mortes relacionadas a acidentes em 2021. A diminuição foi de 6,1%, na comparação com 2020. Foram 168 mortes no trânsito de Curitiba no ano passado, contra 179 no ano anterior.

As principais vítimas são homens, entre 20 e 39 anos, que apareceram em 54,8% dos casos registrados em 2021 em Curitiba. Conforme o programa, entre os principais fatores que contribuem para as mortes no trânsito estão: velocidade excessiva, desrespeito à sinalização e uso de bebidas alcoólicas.

O especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito, Celso Mariano, destaca que os números divulgados nesta semana pelo Programa Vida no Trânsito são confiáveis, pois reúne uma série de órgãos e instituições ligadas à área. A coordenação é da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito.

O relatório sobre os acidentes de 2021 mostra que, apesar da redução na quantidade geral de mortes no trânsito, houve um aumento no número de motociclistas como vítimas dos acidentes. Foram 76 mortes de motociclistas no ano passado; 42 de pedestres; 34 de ocupantes de automóveis; 14 de ciclistas; uma de ocupante de ônibus. Uma morte não teve a origem divulgada.

Os dados acendem um alerta, de acordo com Celso Mariano.

O especialista cita fatores que influenciam nesse resultado. Entre eles está a preparação dos motociclistas.

Além disso, a pandemia impulsionou o uso da motocicleta como transporte pessoal e também como ferramenta de trabalho. Isto gerou impactos no trânsito. De acordo com Celso Mariano, é necessário quebrar aspectos culturais em relação aos motociclistas.

O especialista Celso Mariano aproveita para deixar orientações aos motociclistas.

Os dados da pesquisa podem ser verificados aqui.