Um homem de aproximadamente 40 anos morreu na manhã do último domingo (22) na praça Tiradentes, no centro de Curitiba. A suspeita é de que a causa da morte tenha sido o frio. Naquele dia a capital registrou mínimas perto dos 6 °C. Conforme relato dos policiais que atenderam a ocorrência, o homem não portava documentos, mas era conhecido como “Barba” pelos agentes da Fundação de Ação Social (FAS).

A prefeitura afirmou por meio de nota que ele recusou encaminhamento para um abrigo e recebeu cobertores para se proteger do frio.

A cirurgiã vascular do Hospital Vita, Helena Vicente de Araújo, explica de que forma o corpo reage às baixas temperaturas.

A situação que pode ter ocorrido com o morador de rua acende um alerta feito inclusive pelo Ministério Público. A instituição reforça a necessidade da proteção de pessoas em situação de rua, principalmente, nos períodos de baixas temperaturas, conforme explica o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio do MP.

A Fundação de Ação Social ainda não havia contabilizado os números de atendimentos de pessoas em situação de rua realizados no último fim de semana.

A prefeitura de Curitiba foi procurada pela reportagem da CBN e por meio de nota disse que o homem nasceu em 1974, era abordado pela FAS desde 2001 e nunca aceitou nenhum tipo de atendimento, nem do Consultório na Rua.