O desenhista, chargista e escritor Ziraldo morreu, aos 91 anos, neste sábado(6), no Rio de Janeiro. Criador do personagem “O Menino Maluquinho” e um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, Ziraldo passou diversas vezes por Curitiba é o criador da Família Folhas.

A campanha do “Lixo que não é lixo, não vai para o lixo” foi criada como uma forma de alertar a população sobre a importância da separação de materiais recicláveis. A Família Folhas original foi criada em 1993.

Ziraldo também foi responsável pela reformulação da Família Folhas, em 2022. Nessa nova fase os personagens originais voltaram mais velhos e novos integrantes foram incorporados.

Em 2016, Ziraldo participou, em Curitiba, da apresentação “O Natal do Menino Maluquinho com a nossa gente”, que reuniu mais de 5 mil pessoas no Teatro Positivo.

Curitiba decreta luto oficial

No fim da tarde de sábado, o prefeito Rafael Greca decretou luto oficial pela morte de Ziraldo.

Greca ressaltou a trajetória artística e cultural de Ziraldo e a importância do artista no processo de redemocratização do Brasil.

“Ziraldo foi um lidador da liberdade e defensor da democracia, mentor do jornal O Pasquin. Também criou o antológico Menino Maluquinho e dezenas de outros personagens. Vá em paz querido amigo mineiro, apaixonado pelo Rio e por Curitiba. Possam os anjos velar seu repouso com cânticos de glória”, declarou Greca.