Morreu nesta quinta-feira (4), em São Paulo, a atriz e cantora Denise Assunção, paulista que teve grande atuação no cenário artístico paranaense, primeiro em Londrina e depois em Curitiba, tendo participado do espetáculo “Paraná, Terra de Todas as Gentes”, de Adherbal Fortes de Sá Júnior e Paulo Vítola, que inaugurou o grande auditório do Teatro Guaíra, em 1974. A artista de 67 anos estava internada no Hospital das Clínicas de São Paulo devido a complicações decorrentes de um câncer de intestino. A informação é do Instituto Itamar Assumpção.

Denise era irmã do cantor e compositor Itamar Assumpção e do ator e jornalista Narciso Assumpção (embora com grafia diferente no sobrenome) e com eles esteve em festivais de música de Londrina no final dos anos 1960. Na década seguinte, ela foi atriz das peças “O Verdugo”, adaptação de Nitis Jacon a partir da obra de Hilda Hilst, e “Fulano de Tal”, de Manoel Carlos Karam. Nos anos 1980, Denise voltou para São Paulo e passou a integrar um dos principais grupos do país, o do Teatro Oficina, de José Celso Martinez Correa.

Em 2000, Denise Assunção lançou o disco “Estátua da Paciência”, dedicado a obra do compositor Noel Rosa. No ano passado, a cantora apresentou em São Paulo o show “Relembranças”, com canções de Noel, Itamar, Cartola e Bob Marley, entre outros autores.