O Museu Oscar Niemeyer, um dos principais cartões postais de Curitiba, completou 22 anos na última sexta-feira (22). O local, que é o maior museu de arte da América Latina, recebe três exposições inéditas durante a celebração de seu aniversário.

O museu, que tem 35 mil metros de área construída, abriga um grande acervo de exposições de artistas brasileiros e estrangeiros. A diretora-presidente do local, Juliana Vosnika, destacou que o espaço deve ter recorde de público neste ano, superando os 503 mil visitantes do ano passado.

A exposição “O Olho da Noite”, que tem obras do artista francês Jean-Michel Otoniel, conta com 25 obras de grande tamanho. No espelho d’água, na área externa, há grandes esculturas abstratas, inspiradas em flores, que harmonizam com os contornos arquitetônicos do edifício que abriga o museu.

O artista também apresenta suas obras nos Espaços Araucária 1 e 2 e no Olho, área onde foram instaladas peças que apresentam uma espécie de planetário, em 12 esculturas de vidro soprado. No chão, um mar de tijolos de vidros azuis reflete tanto a constelação da montagem quanto o arco no teto do espaço construído no museu.

As esculturas do artista francês são elaboradas com diversos materiais, como vidro espelhado, aço inoxidável, madeira, aço e folhas douradas. A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande, falou sobre como o museu tem se empenhado em atrair cada vez mais visitantes.

Na Sala 7 do museu, o artista Luiz Zerbini apresenta obras de cinco artistas paranaenses que integram o acervo do museu. Ele homenageia os nomes de Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona. Todos os trabalhos que integram a mostra apresentam como tema a natureza.

Na Sala 5, a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” reúne o acervo doado pelo diplomata Fausto Godoy. A área conta com obras de artistas asiáticos. O público encontra, no local, experiências imersivas em tempo real, biblioteca de vídeos interativos, videoinstalação e museu virtual.

O acervo do Museu Oscar Niemeyer conta com cerca de 14 mil obras de arte. O local é patrimônio do estado do Paraná e está vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. O local fica aberto de terça a domingo, de 10h às 18h, com acesso até às 17h30. Durante as quartas-feiras, a entrada é gratuita.