O Ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, esteve ontem em Curitiba para divulgar um programa nacional de combate à desinformação. Ele analisou o atual momento político e até fez uma comparação da política com o futebol paranaense.

Um dos grandes temas da eleição 2022 será o combate à fake news. E o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, deixou claro que a justiça vai concentrar forças no sentido de inibir e também punir quem insistir nessa prática. Segundo ele, o momento está nebuloso, mas a democracia deve prevalecer.

As declarações foram dadas durante o encontro com o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do TRE-PR para tratar sobre o tema. Fachin criticou a postura de milícias nas redes sociais, alertando sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. Quem vencer deve respeitar as regras do jogo, segundo ele.

O TRE-PR também assinou acordo com o TSE com o objetivo de aprimorar o sistema de prestação de contas. A ferramenta pretende trazer mais transparência ao processo eleitoral e complementar a segurança da urna eletrônica. O ministro fez um histórico da trajetória das votações no país.