O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participou nesta segunda-feira (22) de uma reunião com industriais do Sistema Fiep. Além de conhecer projetos de descarbonização no Paraná, ele falou sobre os planos para incentivar a produção de energias limpas.

Na agenda, visitas a duas montadoras de veículos, onde o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, conheceu os projetos para redução das emissões de carbono. Segundo ele, o estado segue rumo aos protocolos que preveem a eliminação de CO2 até 2050.

Para ele, o mercado de créditos globais de carbono é promissor e o Brasil deu o primeiro passo para regulamentação desse setor que no último ano, rendeu ao país 25 milhões de dólares, o que equivale a 17 milhões de toneladas de carbono capturado e convertido em créditos.

Um crédito de carbono representa uma tonelada de gás carbônico não emitido na atmosfera, diminuindo os impactos do efeito estufa. Para incentivar a entrada das indústrias neste processo, o ministro Joaquim Leite lembrou que algumas iniciativas já estão em prática.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, reforçou a necessidade de contrapartida do governo federal para a busca por sustentabilidade, com incentivos fiscais. 

Ouça a matéria completa: