União da Vitória é o primeiro município paranaense a receber recursos do Governo Federal pelos estragos causados pelas chuvas. São dois milhões de reais liberados até agora, mas o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que veio ao Paraná nesta quarta-feira (1), indicou que há R$259 milhões disponíveis para as cidades que decretaram estado de emergência, no entanto é necessário de um plano de ação seja entregue ao governo para a destinação do recurso.

 

De acordo com a Defesa Civil Estadual, são mais de 105 mil pessoas afetadas por enchentes, chuvas e tempestades, além dos dois tornados registrados no Paraná neste mês. O coordenador da Defesa Civil do Paraná, Coronel Fernando Raimundo Schunig, afirma que são mais de três mil pessoas desabrigadas no estado e o retorno delas para suas residências só deve ocorrer quando não houver risco.

 

O ministro Waldez Góes relatou que o emprego dos recursos liberados neste momento é para as ações da Defesa Civil, mas que vai ouvir as demandas para mobilizar os outros ministérios para atender ao empresariado e a população com infraestrutura, caso da BR-476 que recebeu verbas emergências para reconstrução de um trecho em União da Vitória que cedeu com as chuvas.

 

Goes também pontuou que o Governo Federal deve trabalhar com o estado do Paraná o planejamento e políticas estruturantes, já que a previsão é de que o fenômeno El Niño interfira nas condições climáticas e mantenha o aumento de chuvas pelos próximos dois anos.