A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do lançamento do Comitê de Cultura, em Curitiba, nesta quinta-feira (20). Ela ainda esteve em um cortejo com artistas paranaenses pelas ruas do centro da cidade.

Os Comitês de Cultura são iniciativas do governo federal, com inauguração em todos os estados brasileiros. As unidades têm o papel de facilitar o acesso de agentes culturais a verbas de financiamento e demais políticas públicas, ampliando a diversidade da produção artística brasileira.

A ministra destacou que os comitês devem ficar mais próximos aos artistas.

No Paraná, o Comitê é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, que venceu o edital publicado em meados de 2023. A ministra Margareth Menezes citou que o projeto abrange realidades diferentes pelo país.

No Paraná, o Comitê de Cultura é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, que venceu o edital publicado em meados de 2023. Os Comitês de Cultura serão constituídos por redes de agentes, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil. O termo de colaboração com essas organizações têm duração de 24 meses.

O presidente do Comitê de Cultura do Paraná, João Mehl, salientou a importância de políticas na área cultural.

Além disso, a ministra Margareth Menezes participou do lançamento do Laboratório de Cultura Digital, projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná que tem o objetivo de trabalhar com metodologias participativas, desenvolvimento de soluções digitais e desenho de novas políticas públicas para o setor.